TRENDING NEWS

recent

Forma - "Physicalist" Review


Terceiro álbum do trio de música electrónica norte-americano Forma. Para quem possa pensar que a música electrónica não tem lugar aqui... bem, provavelmente terá alguma razão, mas há um tipo de coisa à qual não somos muito imunes, que é a nostalgite aguda. A nostalgite aguda é um bicho que pode atacar cedo na vida mas é mais comum dar acima dos vinte cinco anos. E daí explica-se o facto deste "Physicalist" nos ter cativado tanto. Sim. Cativou-nos. Bastante. Tal como a banda sonora de Daft Punk da sequela de "Tron: Legacy", chegando ao ponto de ser superior ao primeiro e ao segundo filme juntos.

Facilmente veríamos "Physicalist" como banda sonora de algum filme do género. De ficção ciêntifica ou que simplesmente nos mostrasse algo da década de oitenta. Filmes de John Carpenter, Michael Mann ou até David Lynch poderiam muito bem mostrar imagens para estas onze músicas que têm, normalmente, como base uma melodia que depois vai-se repetindo, mas nunca cansando, apenas entranhando. Um mantra que vai soando, soando até que todas as concepções da realidade caem por terra, sem que nos apercebamos. Quando finalmente nos apercebemos, já estamos rodeado por bonecos de animação, por personagens a correr em câmara lenta num climax qualquer da acção que está a desenrolar-se.

"Physicalist" não tem nada que se possa enquadrar no mundo do metal, nada a não ser a capacidade de criar imagens, de contar histórias através da música sem palavras, de levar a viajar para longe da realidade onde estamos, de nos levar a uma viagem ao nosso próprio passado, bastante mais romanceado - pela positiva ou pela negativa - daquilo que aconteceu mesmo. Não sendo um álbum de metal, é aquilo que, na nossa concepção facciosa, toda a música electrónica deveria ser: profunda, com sentido superior ao apenas entreter mentes acéfelas que não têm capacidade para mais. Só por isso é muito, muito bom.

01. Collapse of Materialists
02. Sane Man
03. Spin Glass
04. Ghosts
05. Maxwell’s Demon
06. Descent
07. Wanderer Imitates a Cloud
08. As if Pianos Grew on Trees
09. Collapse of Materialists 2
10. Physicalist
11. Improvisation for Flute and Piano 
Duração 67:26

2016 Kranky 

Nota 8.7/10

Tags

Related Posts

Review

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.